American Way of Lie

Os Estados Unidos estão perdendo o controle do mundo, a medida que seu poder econômico e político é reduzido e outras potências emergem, como a China. A crise econômica criou instabilidade e enfraqueceu a economia dos Estados Unidos e Europa. Pensando nisso...

Se eu fosse alguém poderoso na política Estado-Unidense, o que faria para evitar a queda do poder imperial americano? Em tempos de anti-americanismo em alta após 8 anos de George W. Bush, Teorias de Conspiração absurdas que alegam que toda a história oficial sobre os atentados terrotistas de 11 de setembro são mentiras para esconder uma Conspiração do governo americano para conquistar apoio popular nos Estados Unidos e no mundo, conseguindo permissão moral para a "Guerra ao Terror", combatendo os países do "Eixo do Mal" e eliminar todos os inimigos dos Estados Unidos.

Em tempos onde até mesmo a história é colocada em dúvida. Até mesmo o pouso do homem na Lua, as missões Apollo são colocadas em dúvida. Os Estados Unidos são acusados de estimular os Golpes Militares que derrubaram governos democráticos e instauraram Ditaduras em países da América Latina durante a Guerra Fria, no Brasil, Argentina, Chile e outros.

Imaginem o absurdo, há quem acredite que a II Guerra Mundial tenha sido planejada e os conflitos tenham sido incitados. Que a II Guerra Mundial teria sido fruto de uma Conspiração. Há quem acredite que os navios brasileiros afundados pela Alemanha Nazista teriam sido atacados, na verdade, pelos Estados Unidos, para afastar o Brasil da Alemanha e forçar o Brasil a entrar na guerra aliado aos Estados Unidos.

Há quem diga que Adolf Hitler teria sido levado ao poder com a ajuda de judeus, que descobriram o talento de Hitler como líder em uma Alemanha devastada, onde o ódio contra os judeus era comum entre o povo que vivia na miséria. Dizem que os judeus apoiaram Hitler, pois precisavam de alguém como ele, que odiava os judeus, no poder, para combater os judeus. Aproveitando o ódio que vitimou o povo judeu, o povo que foi vítima do Holocausto conquistou a solidariedade do mundo em apoio a sua causa, ao retorno do povo judeu as terras de onde haviam partido 2 mil anos antes, viabilizando moralmente a criação de Israel nas terras ocupadas pelo povo palestino. Há quem duvide até mesmo que o Holocausto tenha ocorrido, alegando uma Conspiração para mentir e manipular os fatos. É inacreditável que alguém leve isso a sério. Mas o pior é que muita gente acredita nisso. O mundo só pode estar acabando mesmo...

Os Estados Unidos combateram o terrorismo contra Israel e defenderam a América Latina da invasão dos ideais comunistas. Podem até ter apoiado os governos militares, um mal necessário no combate ao comunismo. Mas, é claro que as Teorias de Conspiração encontrariam um jeito de acusar alguém... e acusaram os judeus de ter criado o Comunismo, pois alguns dos escritores e idealistas do Comunismo / Socialismo eram judeus. Nunca li esses livros, mas dizem que o Socialismo utópico, idealizado, nunca foi praticado em sua essência, sendo deturpado pelos países ditos socialistas e comunistas. Mas, de acordo com as Teorias de Conspiração, o Comunismo combatido pelos Estados Unidos é obra dos mesmos judeus que detém o poder econômico e financeiro no mundo capitalista, donos de bancos, investidores, etc... ou seja, dizem que os judeus criaram o socialismo, polarizando o mundo entre Capitalismo e Socialismo. Mas que no fundo, ambos os lados seriam apenas lados opostos da mesma moeda, manipulados pelas mesmas pessoas. Que manipulando o medo do povo, controlariam todos os povos.

Assim no Brasil, o povo apoiou a Ditadura Militar, com medo da Revolução Comunista. Segundo essas Teorias de Conspiração, tanto os militares e capitalistas, quanto os comunistas e socialistas, seriam manipulados pelas mesmas pessoas. Essa seria, na prática, a política do "Dividir para Conquistar". Enfraquecer um povo criando conflitos e divisões, para dominá-lo. Segundo essas teorias, isso não só ocorreu no Brasil, Chile, Argentina, mas também no Vietnã, na Guerra da Coréia, Irã x Iraque, onde cada lado nessas guerras era apoiado pelos Estados Unidos ou pela União Soviética.

Dizem que no fundo, que ambos os lados ganhavam, além dos lucros financeiros com a venda de armas para fazer essas guerras, conquistavam também poder político e influência nos países que apoiavam. Dizem que o fim da Guerra Fria, com a queda da União Soviética e a crise na Rússia, foi uma tragédia para a bilionária indústria armamentista, com poder político proporcional ao seu poder econômico. Essa indústria bélica, cansada com os anos de paz do governo Bill Clinton e a relativa paz mundial nos anos 90, apoiou a ascensão de George W. Bush ao poder, colocando em prática a Conspiração que culminou com os ataques de 11 de Setembro de 2001, dando início a uma nova era de guerras, o combate ao terrorismo. Finalmente os Estados Unidos conseguiram aniquilar Saddam Hussein.

Eu fico imaginando, de onde vem tanta criatividade para criar essas Teorias da Conspiração. O que esses teóricos ganham com isso? Por que não utilizam essa criatividade para criar alguma coisa útil, produzir, trabalhar, ganhar dinheiro com isso? Usem essa criatividade para escrever livros sérios, produzir literatura, histórias fantasiosas, assim como as Teorias de Conspiração, mas que não sejam mentirosas e prejudiciais, respeitando a História. Imaginem, há quem diga até que o comando militar no Pentágono sabia dos planos de ataque japonês a Pearl Harbor, mas não alertou ninguém pois eles esperavam por um pretexto para entrar em guerra com o Japão, mas não queriam o peso moral de começar uma guerra. Queriam entrar na guerra como vítimas, para ter o direito de destruir o poderio militar japonês com a moral de estar apenas se defendendo, dando o troco.

Agora, o mundo observa a ameaça de uma nova guerra, uma nova guerra entre as Coréias do Norte e do Sul. A Coréia do Norte vem desenvolvendo seu poderio militar a muito tempo, ameaçando a Coréia do Sul... até que um navio da Coréia do Sul foi atacado e afundado. Claro que a Coréia do Norte alega inocência, nega que tenha sido responsável pelo ataque. Coréia do Norte e Coréia do Sul estão tecnicamente em guerra. A Coréia do Norte possui um governo agressivo e belicoso. Se não foi a Coréia do Norte que afundou o navio da Coréia do Sul, causando a morte de 46 pessoas, quem teria realizado esse ataque?

Essa não... já estou até vendo, lá vem mais uma Teoria de Conspiração... logo logo, alguém vai começar a dizer que os Estados Unidos afundou o navio da Coréia do Sul, para acusar a Coréia do Norte e provocar mais uma Guerra da Coréia... e por quê os Estados Unidos fariam isso, apenas para vender armas? Como se os americanos não tivessem consideração pelas vidas dos coreanos, desde que lucrem seus bilhões de dólares?

Bem... analizando a história... a II Guerra Mundial não foi nada mal para a economia dos Estados Unidos. Destruiu a Europa, especialmente a Alemanha, e destruiu o Japão. Quem investiu dinheiro na reconstrução da Europa e do Japão foram os Estados Unidos, que com isso ganharam dinheiro, poder e influência política, abrindo as portas para a difusão da cultura estado-unidense. Antes da II Guerra, os Estados Unidos viviam a pior crise econômica de sua história, a Crise de 29. A II Guerra não só tirou os EUA da crise, como o elevou ao posto de maior potência econômica do mundo. Está provado que guerras, desde que bem longe de casa, podem ser muito boas para ganhar dinheiro vendendo armas. Foi assim que os Estados Unidos se tornou o dono do mundo. Admiro essa capacidade e habilidade americanos de jogar com a estratégia. Afinal, se alguém quer fazer guerra de qualquer jeito, vai precisar de armas, e essas armas tem de vir de algum lugar. Esperto é quem sabe aproveitar as oportunidades. Eles não matam, apenas fazem negócios.

Guerras sempre existiram na história da humanidade, muito antes dos Estados Unidos existirem. Eles não inventaram a guerra, apenas ganham dinheiro com elas. Admiro essa capacidade dos americanos de ganhar dinheiro e transformar tudo em lucro. Eu queria aprender como eles fazem isso...

Uma nova Guerra da Coréia seria muito boa para a economia dos Estados Unidos, eles estão precisando. Podem até tirar proveito dessa guerra, mas daí a pensar que os americanos seriam capazes de afundar um navio, matar pessoas, botar lenha na fogueira e incitar uma guerra apenas para ganhar dinheiro... isso é Teoria de Conspiração, mais uma... poderíamos até fazer um concurso: qual você acha mais absurda?

Por favor, já estou cansado dessas Teorias ridículas que demonizam os Estados Unidos da América. O mundo tem muito o que agradecer aos americanos. Eles controlam e mandam no mundo inteiro? Ótimo. Muitos não se conformam com os americanos querendo mandar no mundo, querendo controlar todos os países e destruindo os governos que não aceitam os Estados Unidos mandando em seu país. Mas felizmente, temos um país poderoso e bondoso como os Estados Unidos mandando no mundo, pois é esse domínio americano que coloca ordem no mundo, garantindo a manutenção da paz mundial. Claro que muita gente não gosta, então vem com essas histórias e Teorias de Conspiração... que se aproveitam habilmente no jogo de manipular meias verdades, levando alguns idiotas a acreditar em tudo que eles dizem. Mas a mim, não enganam.

Daniel Coelho
26/05/2010
.pdf : arquivo para impressão
Filosofia : menu de textos
CoelhoVoador.net : página inicial
TocadoCoelhoVoador.blogspot.com : meu blog